Início Bandeirantes Em Bandeirantes, palestra marcou Dia de Combate a Exploração Sexual de Crianças...

Em Bandeirantes, palestra marcou Dia de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

8
0

O dia 18 de maio é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Bandeirantes, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o COMSEX/MS, viabilizou uma palestra com Rosana Oliveira, que é membro do Comitê de Enfrentamento da Violência e de Defesa de Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes. O evento reuniu todos os professores da Rede Municipal de Ensino que serão multiplicadores nas escolas de Bandeirantes.

Dados do Disque 100 apontam que, apenas em 2017, foram feitas mais de 20 mil denúncias desse tipo no serviço. Em âmbito nacional, o Ministério dos Direitos Humanos (MDH) é o órgão responsável pela coordenação das ações de combate a essas violações. No Brasil, a prevenção e o enfrentamento a esse grave problema demandam a articulação de ações intersetoriais com o objetivo de proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, bem como conscientizar a população sobre formas de identificar e denunciar os casos suspeitos.

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.

Fonte: bandeirantes.ms.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui