Nova Moriá FM

Durante os últimos meses, vários desastres naturais atingiram o Brasil, principalmente, enchentes e desmoronamento. Em Mato Grosso do Sul a Defesa Civil já registros mais de 8,4 milhões de alertas para desastres naturais de risco à população, nos últimos quatro anos. A prevenção mais moderna usada no Estado é o envio de SMS.

Conforme a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, desde janeiro de 2018 o envio grátis de alerta por mensagem é utilizado para alertas moradores sobre situações perigosas. “Isso tem mudado a cultura do brasileiro, e ele começa a se acostumar a receber esses alertas. Com certeza esses alertas têm feito a diferença aqui no nosso Estado. São dicas que acabam virando rotina, mas que precisam sempre serem lembradas. A população sabe que quando houver uma chuva forte e recebe um alerta, ele tem que evitar áreas alagadas, tem que evitar se proteger debaixo de árvore, tomar cuidado com a questão do choque elétrico, ou seja, não se colocar em situação de risco”, explicou o coordenador Fábio Santos Catarineli.

[Colocar ALT]
Tipos de alertas, (Foto: Digulgação/Defesa Civil)

Os alertas são variados, como atenção para chuvas intensas, riscos de alagamentos, deslizamentos, quedas de granizo, ondas de frio e geadas, ondas de calor, baixa umidade relativa do ar, risco de queimadas, além de avisos importantes sobre doenças como dengue, influenza e Covid, estão entre as mais de 8.451.822 mensagens disparadas.

Os dados do monitoramento apontam que a maior parte das mensagens enviadas aos 115.387 usuários cadastrados no serviço está relacionada a chuvas intensas que representa 53,9% dos envios, seguida de 14,8% relacionadas a doenças infeccionas virais e 9,8% referente a alertas de baixa umidade relativa do ar.

Para aderir ao sistema, o morador deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. Mais de um CEP pode ser cadastrado para receber os alertas, mas cada um deve ser enviado em mensagem separada.

A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada. Além de se cadastrar para receber o SMS da Defesa Civil, pessoas que moram em áreas de risco, como morros, encostas de rios ou em regiões que alagam, devem acompanhar diariamente a previsão do tempo.

O serviço é gratuito e pode ser descontinuado quando o cidadão desejar, basta enviar uma mensagem com a palavra SAIR para o mesmo número do cadastramento. Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.

Também fazem parte das ações desenvolvidas em conjunto com as esferas federal, estadual e municipal, a mitigação, preparação, resposta e recuperação. A comunidade também é uma grande aliada do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil.

(Com informações da assessoria de imprensa)

fevereiro 24, 2022

Written by:

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X