Nova Moriá FM

Primeiramente, “Aqui, Ali e em Todo Lugar” é o projeto de dança da Cia Dançurbana para jovens e crianças. Com apresentação de espetáculos infantis e oficina de dança também para arte-educadores. Aliás, a abertura do projeto será na segunda-feira (11), às 15 horas. A começar, com a apresentação do espetáculo “K-ZUU”. Na Câmara Municipal de Sidrolândia.

Já na próxima terça (12), às 15 horas, a companhia encena o espetáculo “R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória”. Sobretudo, na Escola Municipal Pedro Aleixo. No entanto, na quarta-feira (13), das 14h às 18 horas, é a vez da oficina de dança na Câmara Municipal de Sidrolândia. Aliás, o projeto está sendo realizado com o incentivo do Fundo de Investimentos Culturais (FIC). Em parceria com a Fundação de Cultura de MS (FCMS). E do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

O projeto “Aqui, Ali e em Todo Lugar” da Cia Dançurbana busca levar espetáculos de dança para crianças e adolescentes. Com o objetivo de aproximá-los das Artes. E assim, dar acesso à cultura. Abrindo, dessa forma, um novo horizonte de possibilidades para eles. Além disso, visa incentivar a formação de arte-educadores. Bem como, de professores da rede pública. Através da oficina “Que dança se dança na escola?”.

90% do elenco é vem de projetos sociais
“A Cia Dançurbana tem um trabalho sociocultural há muitos anos. Cerca de 90% do nosso elenco é gerado pelos projetos sociais. Sua principal realização se dá na periferia de Campo Grande e nas escolas públicas. Por isso, nós sempre tivemos esse desejo de estar nas escolas. Sobretudo, com a comunidade. ainda mais trocando experiências com crianças e adolescentes. Afinal, são projetos como este, que abriram futuro para os integrantes da Cia Dançurbana.

Então, ao plantar uma sementinha nesses espaços educacionais, nós estamos realizando um desejo. Que é o de propiciar a atuação profissional de crianças e jovens na área das artes. E isso, faz parte da nossa missão”, segundo Marcos Mattos, diretor da Cia Dançurbana.

Com 20 anos de atuação, a Cia Dançurbana vem se dedicando à criação de espetáculos infantis desde 2017. Os espetáculos que são apresentados em Sidrolândia, “K-ZUU” e “R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória”, são frutos da experiência do grupo com a comunidade escolar. Para as criações destes trabalhos o grupo propôs a transversalidade de linguagens. Estamos falando de poesia, brincadeiras, teatro e música. Como também de palhaçaria, contação de história e dança.

Para tanto, o diretor e os intérpretes-criadores participaram de diversas oficinas e workshops. Em paralelo, a companhia fez uma ampla pesquisa bibliográfica. Que resultou no aprofundamento dos estudos. Sendo assim, pôde descobrir mais sobre a infância por meio de uma linha de pensamento proposta por Rudolf Steiner. Nos referimos à Antroposofia. Que discorre sobre a subdivisão da infância. Em relação à vida adulta em diferentes ciclos.

abril 12, 2022

Written by:

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X